terça-feira, 17 de maio de 2016

TRÊS FILMES SOBRE "PEGAR A ESTRADA"

            Para quem gosta de viajar, a estrada é quase um templo. Comparamos uma estrada à vida, cheia de retas, curvas, encruzilhadas. Cada um possui um motivo para fazer esta peregrinação, as vezes até sem destino, só pelo prazer de estar viajando ou por procurar o "melhor lugar" para sossegar o espírito.
            Indico aqui três filmes que abordam direta ou indiretamente o tema. Cada um com características diferentes, mas com o espírito aventureiro em chamas no coração.


NA NATUREZA SELVAGEM (2007)

"Na Natureza Selvagem" (Into the Wild) estreou em 2008 com direção de Sean Peen. Conta a história real de Christopher McCandless, um jovem que ao concluir os estudos, decidiu largar a vida autoritária dos pais e a "civilização" para sobreviver sem luxo e ganância. Assim ele seguiu viagem pela costa leste americana e conheceu várias pessoas que mexeram com sua vida. Sua meta era chegar ao Alasca e viver intensamente uma vida selvagem, parecido com a vida de Thoreau no lado Walden. O encanto do filme é como uma vida nômade e desprendida de riquezas materiais pode ressignificar a convivência entre as pessoas e a natureza. Como foi possível no final do século XX um garoto contrariar ideologias dominantes e fazer um retorno ao seu estado de "bom selvagem"? É isto que encanta no filme. A trilha sonora é espetacular e faz nos sentirmos em estado selvagem com as músicas de Eddie Vedeer. A vida na estrada é um desapego das cidades, do sonho de ter um bom emprego e de seguir as ideias impostas pela sociedade. A cada lugar que passava, Alex Supertramp (como se denominava McCandles) deixava um marca: é possível adquirir muito conhecimento com a estrada. O filme é realmente encantador e me arrebatou, hoje penso a natureza de forma diferente e sei que para ser feliz é necessário ter duas constantes: desapego a sociedade e uma boa companhia.




NA ESTRADA (ON THE ROAD) (2011)

Dirigido pelo brasileiro Walter Sales, "Na Estrada" é a adaptação do principal livro de Jack Kerouac. O filme narra a vida na estrada de dois amigos - Sal Paradise (ou o próprio Kerouac) e Dean Moriarty. Os dois amigos atravessam as estradas dos Estados Unidos na base do sexo, das drogas e do jazz. O filme também é uma crítica a sociedade americana e seus princípios morais. Narra a própria história do Kerouac, que ao perder o pai, busca inspiração para escrever um livro e encontra na amizade com Neal Cassady (Moriarty no filme) um mundo totalmente diferente. A história narrada por ele influenciou a cultura americana na metade do século XX tal como o movimento hippie e os Beatles. A estrada, assim como "Na Natureza Selvagem" é um espaço de libertação da moralidade civilizatória. O sexo é explícito e o consumo da maconha muito natural. Antes do Rock, dos hippies, os Estados Unidos estavam bem adiantados na contracultura. A estrada representa a vida no seu ápice, nada melhor do que sair sem destino e estar feliz por estar do lado de seus melhores amigos. Pegar a estrada para ser você mesmo não tem preço (e nem responsabilidade).



NEBRASKA (2013)

Filme de Alexander Payne, Nebraska narra o drama de um idoso alcoólatra que acredita ter ganho 1 milhão de dólares. O anúncio era uma propaganda de revista, mas o senhor Woody Grant não tira a ideia da cabeça e mesmo a pé segue em direção ao Nebraska em busca do prêmio. Seu filho David mais novo, diante uma separação resolve levar o pai para pegar o prêmio e assim os dois seguem pela estrada. David  aproveita a viagem para conviver mais com o pai, frequentam bares, hotéis e chegam a passar um fim de semana na cidade natal que originou a família. Woody, diferente dos personagens principais, é um conservador em pessoa que vê a família de maneira arcaica. O filme é lindo, pois mostra o amor de um filho por seu pai e como este sabe que não adianta discutir com os mais velhos. A estrada no filme não é uma aventura, mas sim o caminho que despertou e rejuvenesceu um idoso que já aparentava estar morto para a família. Assisti o filme de maneira serena, sempre quis viajar com meu pai (ele é caminhoneiro), mas ele não deu oportunidade, ainda estou a espera.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...