Esta havendo uma campanha sobre a modificação da bandeira e do nome da capital da Paraíba, Estado do Nordeste do Brasil. O principal motivo que me parece é o fato de nossa bandeira representar o sangue e o luto do Presidente da Paraíba entre 1928 e 1930. A discussão sobre o tema é mais do que válido, já que a Paraíba não valoriza seus historiadores e muito menos a memória.
Primeiro... Quem foi João Pessoa? Ele foi colocado na Presidência do Estado pelo seu tio Epitácio Pessoa, mas ao contrário de seus parentes ele fez uma administração diferenciada na Paraíba, daí ser perseguido pelos coronéis. Ele fechou a fronteira entre Paraíba e Pernambuco com o intuito de trazer divisas para Paraíba, ou seja, o lucro alfandegário do algodão, que estava enriquecendo Pernambuco. Ao contrariar os outros Estados do Nordeste, João Pessoa se candidatou a vice-presidência do Brasil na chapa de Getúlio Vargas, denominado Aliança Nacional, o que também originou encrenca com os coronéis do Estado... Sobre o coronelismo não precisa falar né? Pois bem, João Pessoa sempre ponderou sobre sua participação política no Estado e nem pretendia se candidatar a presidência, seu tio que pediu! Ele não pretendia continuar vice após a possível vitória de Vargas. Então não acho justo comparar João Pessoa aos políticos atuais. Outro fato importante que sua morte gerou uma mudança significativa nas estrutura administrativa do Brasil. Sua morte não foi totalmente pessoal, os Dantas já eram inimigos de João Pessoa desde o começo da Revolta de Princesa, ou melhor, revolta dos coronéis contra a moralidade do Estado.
Assim, mesmo sendo tocantinense, acho que precisamos fazer um debate na sociedade sobre o significado da Paraíba no movimento de 30 e até que ponto ela deixou identidades em nosso meio. Este movimento durou aqui mas do que em outros Estados (1930-1936). Para endossar o debate, peço que votem na enquete exposta no blog. Abraços a todos!
Bandeira Atual
Bandeira Antiga: proposto para ser a atual
Presidente João Pessoa
Nenhum comentário:
Postar um comentário