Avaliei os livros de acordo com a linguagem, as imagens, a divisão e a relevância dos conteúdos e os recursos pedagógicos. Três me chamaram a atenção:
O primeiro foi História Geral e do Brasil de José Geraldo Vinci de Moraes.
Diferente de Gilberto Coltrin (que vende pela mesma editora: Saraiva) o livro não enrola, ele vai direto ao ponto, objetivo. Problematiza a história numa linguagem simples, a nível de alunos do ensino médio. A estrutura do texto não é massante. O livro encontra-se em sua primeira edição.
O segundo é História: das Cavernas ao Terceiro Milênio de Patrícia Ramos Braick e Myriam Becho Mota. É um livro básico, bem fechado, uma de suas qualidades é a liberdade que dão aos professores, com bons textos nos manuais e que vem a tona boas discussões. Peca apenas na pobreza de imagens.
Por último gostei do livro Por Dentro da História de Pedro Santiago, Célia Cerqueira e Maria Aparecida Pontes. O texto em si, a primeira vista parece pobre, tipo narrativa linear. Mas quando vamos para as atividades complementares e quadros a parte do texto, são realmente interessantíssimos para os alunos adquirirem o que minha prestimosa colega Carlinha pesquisa: a consciência histórica. Ela merece uma postagem só sobre o seu trabalho. Pois Livro Didático é de extrema valia para quem realmente quer ser historiador/ professor de história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário