terça-feira, 13 de setembro de 2011

Revistas de História do mês de Setembro

A História está em alta, o maior exemplo disso é a concorrência entre quatro revistas mensais em circulação em todo Brasil, sem falar nas "revistas" publicadas pelos cursos de História espalhados em universidades. Apresentarei uma vez por mês as capas das revistas publicadas em bancas de jornais que seguem uma cultura histórica diferente da das revistas acadêmicas, umas com matérias de qualidade, outras não. 
Qualificarei cada capa de acordo com uma nota, quem discordar, pode postar! 
Vamos começar pela menos acadêmica possível e que faz sucesso entre alunos do Ensino Médio e feras dos cursos de História: Aventuras na História para viajar no tempo (do qual já fui assinante):
A capa do mês busca relacionar a série As Crônicas de Gelo e Fogo com a violência medieval. Achei muita apelação, daqui a pouco também irão relacionar a Barbie. Penso que a matéria ficaria mais legal numa revista de Literatura. Salva-se uma matéria sobre Max Lorenz, tenor gay e casado com uma judia que fez "Hitler chorar". Nota 5.

A Revista de História da Biblioteca Nacional trás o dossiê Italianos no Brasil, a matéria trata todos os aspectos da vinda e da ida cultural dos italianos com o Brasil. Além disso enfoca as greves paulistas e a presença do anarquismo sindical. Mas a RHBN veio legal mesmo para quem gosta de História Colonial com matérias sobre as relações dos índios como o padre Antônio Vieira e sobre a presença dos ingleses na pirataria com os índios do Brasil. Nota 8. 

A Revista Leituras da História trás na capa "a polêmico Von Braun". Alemão que realizou "os primeiros testes com foguetes", a matéria problematiza as descobertas de Braun a partir das constantes rivalidades de seus colegas. Do mais, há uma matéria sobre a história da busca de poder. Nota 6


História Viva apresenta um dossiê sobre Atenas. Tema que aparece constantemente nas revistas de História. O que chama atenção mesmo é uma matéria sobre a repressão da Chibata em 1910 e a primeira tipografia do Brasil de Silva Serva em Salvador. O legal da revista são as imagens do dossiê. Nota 5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...