quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Os Sete Povos das Missões: conquistas no sul da América

A Companhia de Jesus teve como uma das características se adaptar a costumes e levar a "moral cristã" européia aos diversos lugares do planeta, do Japão ao sul de uma terra que não era nem espanhola e nem brasileira, na América do Sul. Trata-se da região denomida de Sete Povos das Missões antes das guerras entre Espanha e Portugal no século XVIII.
A região, pouco estudada nos livros didáticos foi palco de um mini-Estado teocrático que teve uma boa vida economica, política e cultural. Os jesuítas tinham como fim formar uma "democracia cristã" na América em retaliação ao alastramento do protestantismo na Europa, no caso do sul do América tratava-se da catequização dos índios guaranís. As missões tinham por fim aldear os índios e os catequizar.

Ruínas da Missão de São Miguel - RS

Os Sete povos eram:

§  São Nicolau, fundada em 1626 pelo padre Roque Gonzalez de Santa Cruz e reinstalada em 1687 pelo padre Anselmo de la Matta
§  São Miguel Arcanjo, fundada pelo padre Cristóvão de Mendoza em 1632 e reinstalada em 1687 pelo padre Anton Sepp
§  São Francisco de Borja, fundada em 1682 pelo padre Francisco Garcia de Prada
§  São Luiz Gonzaga, fundada em 1687 pelo padre Miguel Fernández
§  São Lourenço Mártir, fundada em 1690 pelo padre Bernardo de la Vega
§  São João Batista, fundada em 1697 pelo padre Anton Sepp
§  Santo Ângelo Custódio, fundada em 1706 pelo padre Diego Haze


Vale salientar que as Missões foram a recolonização da região, pois a área já possuia missões espanholas que denominava-se Reduções do Tape. A recolonização teve como princípio o reaproveitamento dos rebanhos de gado que eram abudantes na região.
As missões chegaram a ter 30 mil habitantes e seu desenvolvimento foi barrado pelo Tratado de Madri em 1750. No tratado os índios e os jesuítas deveriam ser transferidos para terras espanholas. Revoltados, estes passaram a combater os espanhóis e portugueses na Guerra Guaranítica (1754-1756). Como estavam cercados pelo sul (espanhóis) e pelo norte (portugueses), estes acabaram por ser derrotados.
Ao final da guerra, Portugal tomou posse da região, dando fim aos Sete Povos das Missões. Destaca-se neste conflito a influencia dos jesuítas sobre os índios que foram os defensores das missões. Ficou famoso o índio Sepé Tiarajú, considero hoje herói nacional.
Um dos povoados mais antigos das missões foi o que originou a cidade de São Borja que veremos sua história nos próximos posts.
 Sepé Tiaraju

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...